Curiosidades

Como surgiu a CIPA?
Surgiu em 1921, através de recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Naquela época, a OIT recomendou que, empresas que tinham acima de 100 empregados, providenciassem a organização da CIPA, com a finalidade de realizar algumas ações Segurança e Saúde do Trabalho - SST. Hoje, empresas da maioria dos países filiados à OIT, possui algum tipo de comissão com essa finalidade.
No Brasil, a CIPA surgiu a partir da detecção, por parte de alguns empresários e da sociedade trabalhadora, da necessidade de fazer alguma coisa para a prevenção de acidentes em nosso país. Em 1941, foi fundada, na cidade do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), também já existiam outras experiências, como na Light and Power, empresa inglesa de geração e distribuição de energia, situada em São Paulo e no Rio de Janeiro, que possuíam há anos Comissões de Prevenção de Acidentes (ZOCCHIO, 1980 e 1994).
Para ZOCCHIO (1980), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, foi a primeira grande manifestação e conquista de atividades preventivas de acidentes do trabalho no Brasil.
Apesar da recomendação da OIT ter ocorrido em 1921, o Brasil só passou a adotá-la a partir de 10 de novembro de 1944, promulgada pelo Decreto-lei n.º 7.036, que passou a ser conhecido como Nova Lei de Prevenção de Acidentes (BOBBIO, 1944, SAAD, 1973; ZOCCHIO, 1980 e 1993). Dentro deste Decreto-lei, o artigo 82, era o que tratava sobre a criação da COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO, que mais tarde viria a ser identificada pelo nome de COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA. O artigo 82. Atualmente existem 4 tipos de comissão: CIPA, CIPAMIN, CIPATR e CPATP

Existe CIPA em outros países?
Na Inglaterra, empresas com cinco funcionários já devem ter programas internos de saúde e segurança, apresentando um dos menores índices de acidentes de trabalho do mundo (PROTEÇÃO/ESPECIAL, 1993).
Nos Estados Unidos, a existência de uma comissão interna de segurança é obrigatória, essa comissão tem representação paritária entre empregados e empregadores.
Na Itália, existem dois grupos de comissões nas empresas: a Comissão Interna de Segurança, que está ligada aos problemas diários de segurança e prevenção de acidentes, e outra comissão que tem o direito de estar presente nas fiscalizações das condições de trabalho nas empresas.
No Japão, existem três tipos de comitês de segurança: um chamado de Comitê de Segurança do Trabalho, outro de Comitê de Higiene do Trabalho e um terceiro chamado de Comitê de Segurança para Contratadas (ligado aos setores de construção civil e naval).
Na França, a prevenção de acidentes do trabalho e das doenças profissionais é feita através do Institut National de Recherche et de Sécurité - INRS que está ligado diretamente com os ministérios do trabalho e necessidades sociais e da solidariedade (RAMILLIARD, 1985).

Coisas legais que a CIPA pode fazer?
Além das ações previstas na NR 5, a CIPA pode desenvolver diversas atividades interessantes dentro da empresa como, por exemplo:
  •    A SIPAT – Semana Interna de Acidentes do Trabalho, onde se dedica uma semana para realiza de atividades ligadas ao tema (palestras, cursos, campanhas, dinâmicas de grupo, etc);
  •       Jornalzinho informativo contendo dicas de SST, bem estar, clima organizacional, bons hábitos alimentares, etc.
  •      Campanhas temáticas como: campanha sobre equidade no ambiente de trabalho; campanha sobre alcoolismo; campanha sobre tabagismo; campanha sobre DST´s/HAIV-AIDS; campanha sobre assédio moral/sexual; campanha sobre violência doméstica e outras que podem ser abordadas de forma sutil e educativa.
  •     A CIPA tambem pode atuar na resolução de problemas que podem provocar acidentes do trabalho como: falta de sinalização nos postos de trabalho; falta de treinamentos; falta de utilização de EPI; locais com iluminação inadequada; condições precárias de trabalho; excesso de trabalho, etc.
  •      Promover confraternizações entre os trabalhadores;
  •    Fazer estudos sobre as condições ambientais de trabalho ou sobre o perfil de saúde dos trabalhadores;
  •    Fazer mapas de riscos da empresa – quando realizado em grupo, geralmente melhora a comunicação entres os colaboradores;
  •     Outras ações que podem ser realizadas.
A CIPA pode melhorar a vida dentro da empresa?
Sim, pode. Acredite, às vezes a empresa não consegue achar o caminho para um ambiente de trabalho mais saudável, a CIPA pode ser a solução.